sexta-feira, julho 31, 2009

31 de julho - Pequim

Acordamos cedo pra tomar café no restaurante do trem. Quando entramos na China, o restaurante do trem, que era da Mongólia, agora era um restaurante chinês, e disseram pra gente que a gente devia comer no restaurante chinês com certeza. Mas o café da manhã não foi nada tão especial assim, ou pelo menos nós não achamos tão especial. Voltamos para nossa cabine, e deixamos todas nossas malas prontas.
Mais ou menos às 11h voltamos ao restaurante pro almoço e, dessa vez, até que tenha bastante gente. Mais uma vez, não vimos nada de especial mas, mesmo assim, muito melhor que Cup Noodles ou pão com queijo.
Por volta das 14:30 chegamos na estação de Pequim, e sentimos o calor. Quando saímos da estação, vi aquilo que passava na TV. Os moradores de Pequim simplesmente não sabem o que é sol. A cidade é tão poluída que não se enxerga muito longe, e o que a gente diria ser o céu, é completamente cinza, e denso. Além disso, nessa época, a umidade relativa do ar é de aproximadamente 90%, o que faz de Pequim uma estufa gigante, mas sem sol.
Chegamos ao hotel e ficamos pouco tempo. Como nossos próximos tres dias serão muito cheios e os “shoppings populares” fecham por volta das 19h, nem tomamos banho e fomos direto fazer compras. E mais uma vez, como vi na TV, como na cobertura das olimpíadas ano passado, é impressionante. É como um Oiapoque gigante, e muito mais barato. Além disso, o preço que os vendedores falam já é barato. Mas sabendo pechinchar o preço ainda pode abaixar mais. E eles realmente não gostam de deixar de vender. Se você falar que não quer de jeito nenhum, eles dão um jeito de abaixar tanto o preço que você se sente até desconfortável em não pagar.
Depois de gastar um dinheiro razoável voltamos para o hotel, jantamos, tomamos banho, testamos algumas coisas que compramos e, finalmente, dormimos, até que um pouco tarde.

Café da manhã


Almoço... não, esse não é meu prato!


Esse sim!


vista da viagem, já na China
























quase chegando, em Pequim


na estação










Hong Qiao "Black" Pearl Market








2 comentários:

Babi disse...

n acredito q vc usou essa camisa do cruzeiro!

Feijão disse...

ate esse dia eu n tinha lavado roupa!
e otra, eu n tinha uma camisa branca bonita do cruzeiro! entao teve q ser essa msm!! =P