quinta-feira, julho 30, 2009

30 de julho - trem pra Pequim

Acordamos com a esperança de um café da manhã bom, por estarmos em um hotel caro. Primeiro, tivemos que tomar banho nas duchas da sauna, que era as únicas do hotel com água quente. Depois, o café da manhã não foi bom. Então nossa guia chegou, pra nos levar até o trem. Ela e o motorista deram uns presentinhos pra gente, então vimos que eles realmente gostaram da gente, assim como nós gostamos deles. Nossa guia realmente fazia tudo que podia por nós, até saiu na chuva pra procurar internet perto do hotel.
O trem era praticamente do mesmo nível do último, mas era bem mais limpo, tinha um ventiladorzinho, e as pessoas eram mais simpáticas, o que dava a idéia de que o trem era muito melhor. No início da viagem nós dormimos bastante, depois de termos dormido mal por algumas noites. Depois de algum tempo viajando pelo deserto, o verdadeiro Deserto Gobi o que trazia um pouco de areia para dentro do trem e dava muita sede, cegamos na fronteira da Mongólia e recebemos, então, mais e mais papéis para preencher. Passando um tempinho, chegamos à China, e já era noite.
Aí aconteceu algo interessante. Os vagões tiveram que trocar de carro, ou algo do tipo. Isso por que os trilhos na China são de uma largura diferente da largura dos trilhos na Mongólia e, naturalmente, da Rússia. Era assim: primeiro os vagões eram separados uns dos outros; então cada um era levantado, separando do carro, ou das rodas; aí um carro chegava e tirava todos os carros que vieram da Mongólia; depois um outro carro trazia cada um dos carros pra China; e aí os vagões eram colocados novamente nos carros. Pro trem vindo da China pra Mongólia era o contrário.
Pouco tempo mais tarde, pudemos sair do trem em uma estação, e nela havia uma loja. E realmente eu fiquei impressionado com os preços. Era tudo muito barato, e a gente estava ma primeira estação, o que significava que não deveria ser tão difícil de achar alguma coisa mais barata. Voltamos para o trem e tentamos dormir.

despedindo


cabine


estava MUITO quente


compras básicas


chegando onde trocam os carros


plataformas




vagões suspensos, carros embaixo










loja


nossa cabine, vista de fora

2 comentários:

Babi disse...

tava calor, mas precisava ficar pelado?

Feijão disse...

n, n tava calor...
tava MUITO calor!!
e no trem tinha q fik desse jeito msm!
e msm assim eu ainda suava!!