domingo, agosto 02, 2009

02 de agosto - Pequim

Acordamos sabendo que o dia seria longe. Depois do café eu tentei fazer algumas ligações, mas não consegui. Quando nossa guia chegou fomos pra “Bell and Drum Tower”, e começamos a subir os primeiros degraus do dia. Na Drum Tower houve um show de percussão, mas nada demais. Depois disso foi a vez do passeio por Hutong. E o passei não foi a pé, foi em uma espécie de charrete-bicicleta, onde cabem duas pessoas, e no lugar de um cavalo, e um homem pedalando.
Hutong, o lugar onde a gente foi, é, na verdade, o que resta da antiga região de Hutong. O que sobre hoje é só um pouco, por que muito foi destruído pra fazer a cidade crescer. Hoje, quem ainda mora lá é, principalmente, gente mais velha. Algumas famílias têm uma área tão pequena que não têm banheiro, e têm que tomar banho e/ou ir ao banheiro em locais púbicos, na própria região. Existem algumas maneiras de reconhecer algo como o poder de cada família pela área que tem, e pela entrada, e o passeio foi até bem interessante.
Depois disso fomos em direção à Muralha da China, e o céu hoje tinha amanhecido bem melhor. No caminho, como nos distanciamos um pouco de Pequim, conseguimos enxergar o sol. Perto de chegar, paramos para almoçar e, mais uma vez, o almoço foi muito bom, no mesmo estilo de ontem.
Pra subir pra muralha em si, tínhamos duas opções: ir tipo de bondinho, ou subir os degraus a pé. Uma belga, uma holandesa, Lyne e eu decidimos ir a pé e não pagar os 5 euros que os outros do nosso grupo de 13 pessoas pagaram pra subir de elevador. Subimos, um a um, os longos e que pareciam intermináveis, 1128 degraus até chegar, finalmente, à Muralha da China (além dos degraus tinham as rampas bem cansativas). A Grande Muralha é, realmente, muito grande, e parece não ter fim. Além disso, parece ir a todas as direções, e nos faz pensar como eles construíram, há tanto tempo, em um lugar tão alto, uma muralha tão grande, e como eles faziam se tivessem que subir os degraus tantas vezes. Depois de andar um pouco pela Muralha, ver a vista que se tinha lá de cima, e tirar milhões de fotos, era a hora de descer tudo de novo, e pra descer mais gente preferiu ir a pé.
Voltamos para Pequim, jantamos em mais um bom restaurante, e voltamos para o hotel. Como amanhã é nosso último dia inteiro em Pequim, e de noite já temos que ir no aeroporto, sem tempo de mais nada, depois de voltar pro hotel, deixamos nossas malas prontas, o que deu um pouco de trabalho, por causa dos tantos presentes.





Bell and Drum Tower


relógio!


original












vista da torre


motorista pra Hutong


Hutong




































a entrada não era tão bem feita, mas por ela, podia se ter uma idéia de quem morava ali...






















anfitriões






céu azul!




almoço


coletores solares para lâmpadas da rua




subindo para a muralha!


cansando...


pouco suado!


quase lá!


Finalmente!




bondinhos...




muralha






belga e holandesa























Jantar


__________________________________________________________
Bell and Drum Tower - Pequim - 1


__________________________________________________________
Bell and Drum Tower - Pequim - 2

Nenhum comentário: