domingo, agosto 04, 2013

7!

A penúltima semana começou um pouco diferente no estágio. As aulas acabaram de vez, e começou com o Vice-Presidente de Engenharia da empresa dando uma palestra rápida, contando sobre a vida dele, como chegou onde está, fatores e qualidades importantes para liderança. Isso por que muita gente disse que queria aprender sobre lidenraça. Depois, voltamos para o nosso projeto, já que a apresentação era na terça-feira! E faltava um bocado de coisas pra fazer ainda! A parte do meu time era a planilha imensa do Excel, como já disse - resumir em tres gráficos, que são um ponto chave do projeto: definir as tres maiores ameaças para o dia da final da Copa do Mundo. Parece até simples, mas o difícil é estabelecer um "modelo" que dê um resultado esperado, de acordo com dados bem subjetivos. Também tivemos uma pequena palestra, feita por um brasileiro, filho de pai americano e mãe brasileira (ou o contrário), formado na UNICAMP, que mudou para os EUA e, hoje, trabalha na Raytheon, sobre apresentações (??). Tivemos mais uma palestra sobre apresentações e voltamos ao nosso trabalho. Chegando em casa, voltamos para o trabalho! Hahahaha É, prazo é assim, né? Acho que a parte do nosso time ficou boa, dentro de todas as nossas limitações - A planilha ficou legal e deu um resultado até esperado.

Chegou o dia da apresentação. Todos que iam apresentar, inclusive eu, de gravata - uma fineza só. Pela manhã, ficamos trabalhando na apresentação que, claro, só ficou pronta 10 minutos antes da hora certa - é assim que as coisas funcionam, certo? O foda foi ter que mudar um pouco nossos dados e nosso modelo para a tabela, pois algumas coisas estavam muito confusas, e nem todo o mundo entendia. Na apresentação, teve uma coisa engraçada. Antes de falar dela, tenho que contar o que a gente sabia sobre a "audiência". Os nossos "professores" (instructors), os engenheiros que passavam os dias com a gente, engenheiros fodas, vice-presidentes (de umas duas áreas), o coronel brasileiro e, pra terminar, o presidente (isso, o PRESIDENTE) da empresa! E a "organizadora" do programa falou que algumas pessoas (os mais importantes) iam ficar só por meia hora, e iam chegar durante a apresentação. Quando eles estivessem aqui haveria um intervalo e eles iriam embora.

Enfim, sobre a apresentação: estava sendo filmada, e tinha até microfone! Super chique - mas e o nervosismo? Hahaha Eu era o terceiro e, pela subjetividade da minha parte, eu tinha que ter muito cuidado para não me contradizer, não me confundir, não confundir os outros e, ainda assim, conseguir um resultado objetivo. Além disso, eu poderia falar uma hora inteira sobre o modelo, já que meu time foi o responsável por ele - mas só tinha 10 minutos pra falar!

O primeiro, Bruno, apresentou, e foi muito bem, aumentando a pressão pra quem continuasse a apresentação. O segundo, Fábio, também apresentou bem, e a pressão foi pra mim. Quando eu comecei, o primeiro slide já estava errado! O primeiro estava trocado com o segundo, mas até que deu pra consertar. Depois, o terceiro também estava errado! O terceiro e o quarto estavam trocados, e eles eram dois gráficos, sendo que tinha uma ordem certa. Mesmo assim, ainda deu pra contornar. Uma mulher até me fez uma pergunta, e eu soube responder bem (deve ter sido a pergunta mais fácil de responder que ela poderia ter feito!). O povo comenta essas coisas, por que eles não estão "avaliando" a gente, só estão lá para ajudar, o que é legal! O pior mesmo foi no meio do meu último slide: Catherine, a organizadora, entrou e falou que o povo estava lá, pra fazer um intervalo. Eu imaginava que esse povo era o que tinha chegado no meio da apresentação do segundo, como ela tinha falado. Como eu estava no último slide, mas ela não sabia, falei que era o último, ia gastar um minuto só, e perguntei se dava para esperar pro intervalo. Ela falou "OK". Eu terminei e ela entrou, com mais dois: um deles era o presidente! Puuuts!! E a vergonha?? Hahahaha Tipo, não sei por que ela não podia entrar e assistir a apresentação, mas e fiz o presidente esperar! Hahahaha e está tudo filmado!!

Depois de mim as outras apresentações também foram muito boas! Todos ficaram elogiando a gente um tempão! Com o fim da apresentação ficamos mais um pouco conversando com os "professores", e fomos embora. Como não recebemos correio no nosso housing, mandamos para um escritório da UofA, e hoje tinha uma caixa lá pra mim. Quando fui buscar, a Kirla estava lá, e resolvemos ir comer em um restaurante japonês aqui pertinho.

Quarta-feira o sono foi pesado, depois de algumas noites de pouco sono por causa do trabalho. Acho que foi o dia que fiquei com mais sono na Raytheon. Foram tres palestras pela manhã. Eu nem achei elas chatas, mas eu estava com muito, mas muito sono! A Vice-Presidente (algo do tipo) da Engenharia falou sobre a organização da Engenharia da empresa, e sobre sua trajetória. Isso é sempre interessante - fica bem informal ea gente vê um tanto de caminho diferente com finais inusitados para o início de cada pessoa. Depois disso, um cara muito bom deu uma palestra sobre liderança. Falou várias coisas muito legais, muito importantes, sobre vários assuntos. Ainda teve uma palestra sobre políticas de empresas, ambiente de trabalho, relação empresa-funcionário (sempre com exemplo da Apple x outra empresa. Por último, tivemos uma palestra sobre segurança, só pra termos uma ideia sobre o por que de tanta segurança em alguns lugares, companhias, etc..

À tarde não tivemos palestras (yes!). Vistiamos tres lugares da emrpesa: 1) Um lugar onde eles fazem animações, baseadas em muitos e muitos dados gerados por ouras partes da empresa, que são como propagandas dos produtos, tanto para outras empresas, quanto para outras áreas da Raytheon; 2) Laboratório de materiais, que é até pequeno, e imagino que não seja o único, pois eles devem precisar de um maior!! Mas era legal também, com microscópios com lentes de 5000x de aumento e tal; e 3) Um lugar chamado Bike Shop, que de BIKE SHOP não tem nada. Lá, eles construiram uma estrutura chamada Cave, que é tipo um cubo de realidade aumentada (acho que é assim que se chama), com projeções de imagens nas paredes, chão e teto e um efeito 3D com óculos. É muito legal, e tem um par de óculos que pode controlar a imagem - a pessoa aproxima da tela e dá um zoom na imagem, a pessoa abaixa e a imagem muda como se a pessoa estivesse andando por baixo daquela parte, então dá pra passear pelo modelo, ver o que quiser do tamanho que quiser, tudo em 3D!

Na quarta, apesar de estar mais perto da partida que da chegada em Tucson, ainda teve a "recepção" da UofA pros brasileiros. Foi até legal, mas a gente já conhecia todo o mundo que se apresentou, praticamente. Teve uma comida gostosa, e umas conversas boas. Depois, claro, pra não deixar a quarta-feira passar em branco, cerveja no No Anchovies!

A quinta-feira começou com uma palestra da Catherine, que terminou com a seguinte frase: "Your Vocation is Where Your Great Passion Meets the World's Great Need". É, pra se pensar, hein? Depois dela, um ex-general, que já comandou mais de 900.000 homens ao longo da vida no exército, deu uma palestra muito boa sobre o exército americano e sobre liderança - foi a melhor do dia. Aliás, acho que esse foi o pior dia. Palestras o dia inteiro, quase nada pra fazer, e umas palestras meio sem graça. Depois do almoço foi uma palestra sobre ética, com um videozinho manjado. Assim, nem foi tão chato, mas meio fora do lugar. Depois, uma palestra sobre o espaço e sobre efeitos magnéticos do Sol na Terra, nos satélites e tal. Até interessante, na verdade, mas um pouco fora do lugar, ficou parecendo - até rendeu a seguinte pergunta do Bruno: "Por quê você está falando disso?" Hahahahaha. No final, mais duas sobre business que foram, digamos, OK - talvez até fossem legais, mas todos já estavam cansados, querendo ir embora.

Em casa, ficamos um tempão conversando com o povo de Southfield (e o de Fort Wayne) em Fort Wayne por Skype, mas que dificuldade hein? Hahahaha Muitos problemas técnicos, mas foi bom pra matar a saudade, um pouco.

Sexta-feira na Raytheon foi legal - diferente dos outros dias, normal para uma sexta-feira, o que é bom! Primeiro a Amanda, líder motivacional, deu uma palestra sobre business case, mas aplicado a aspectos pessoais. E ela também fez a gente dançar lá na sala! Hahahahaha Palmas para o Bruno!, que estava bêbado ainda e de ressaca. Depois foi uma palestra sobre Supply Chain, que foi ótima, já que a gente ficou brincando de Lego durante uma parte dela! Depois do almoço foi uma palestra meio sem graça, sobre contratos, mas até que teve alguns poucos pontos interessantes. A gente só estava esperando ela acabar log pra ir para o "Petting Zoo" da Raytheon.

Esse é o lugar onde a gente pode ver os modelos, em tamanho real, de alguns mísseis que eles fazem. Muito legal mesmo! Eles têm uns mísseis bem diferentes, mísseis imensos e mísseis "pequenos", etc., e pode tirar foto! Assim, só as fotos "oficiais", na verdade, mas já é alguma coisa! Por último, a gente ia passear pela empresa, de ônibus, para conhecer as instalações, só que a gente não podia fazer este tour com o ônibus que levava a gente para todos os lugares, e eles não tinham pensado nisso, então não tinham providenciado outro que pudesse.

Mais tarde fomos jogar Frisbee com um engenheiro super gente fina da Raytheon - o Paul -, que passa os dias com a gente e chamou pra jogar em um gramado perto do nosso housing. Deu pra dar uma cansada boa! Voltando do frisbee fomos tomar banho e sair pra beber. Primeiro em um bar, depois no Hotel Congress, o mesmo lugar de sábado passado - mas estava bem caído lá!

Bom, a última semana foi isso! Não vejo a hora de voltar pro Brasil, daqui a uma semana. Mas até lá, o negócio é tentar focar aqui no nosso último projeto, que vamos apresentar para pessoas mais importantes ainda que as que viram a nossa outra apresentação.

Link pro post anterior: Duas Semanas!

Link pro próximo post:  "Graduation" @ Raytheon

Fotos atrasadas da visita à base da força aérea:


Está faltando alguma coisa...

Ah, sim, claro!





Estilo Rôger

Rhay!





2 comentários:

Anônimo disse...

que eh isso?!?!
essa semana foi mo boa...
e o dia da palestra da catherine jh foi a melhor soh pela palestra dela... serio... como essa mulher eh sensacional... ela eh uma super ninja da marinha que tem uma banda de n sei oq, faz altos esportes radicais e eh amiga dos seals... omo pode ser mais doido????
ei... qual foi o dia do "wanna talk about money?!?!"
sensacional...
rendeu felicidade no onibus por todo o resto...
ahhh...
foi aki a pergunta delicada do bruno pro dexter... bla, entao...

doido...
to com saudades jah...

Feijão disse...

Hahahahaha eh... mas e a vontade de ouvir palestras??
A da Catherine, claro que foi boa! Foi quase que uma conversa, e tinha ela, né? Hahahahaha

Ela é foda! "Wanna talk about money!?!?!" não lembro o dia, mas deve ter aí! Hahahaha

aah cebeça! ta vendo? não esqueco de falar nada! =P